"Programa de extensão da Universidade"
Para finalizar este primeiro momento de construção do conhecimento, partindo do principio de que, se deve desaprender para aprender, desvendamos o momento oportuno de levar ate ao âmbito externo as nossas experiencias, um momento de contextualizar o que se tem como processo de extensão.
Assim, foi proposto que a turma levasse para a comunidade a experiencia da universidade no contexto da universidade e sociedade para que, os demais indivíduos pudessem ter conhecimento sobre a UFSB-Universidade Federal do Sul da Bahia.
Essa proposta, nos trouxe experiência, e nos fez protagonista da nossa caminhada, no primeiro momento, foi um choque, pois, estava colocando-me no lugar do outro, em um momento passado eu era o ouvinte, e a parti desta proposta passei ser o apresentador, promissor da informação, informação esta, que busca incentivar aos demais discentes, que busque o caminho da universidade e que esta posse ser protagonista da mudança não só da realidade própria de um indivíduo, mas também da realidade da comunidade onde se estar inserida.
Grata pela oportunidade de poder falar da universidade além dos muros da própria instituição, afinal, levar ao conhecimento de uma comunidade sobre o processo da educação que transforma e mostrar através de quais pensadores temos essa base inovadora torna nossa caminhada mais inspiradora, e ao saber que os seus percursores é de origem baiana fortalece ainda mais a sua importância, e faz com que o seu objetivo seja cada vez mais evidente dentro desse processo, onde a educação é de todos e para todos, e que esta educação é o pilar para as transformações de uma sociedade.
Assim se fez essa proposta final. Etapa final de trabalho, visitamos uma escola, com o objetivo não só de levar sobre a instituição de ensino, fazer o processo extensivo, mas passar as experiencia de cada um e mostrar que a educação inovadora, transforma, recria e modifica uma comunidade.