TEIXEIRA, Anísio Spinola. Educação e universidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.
" A função da universidade é uma função unica e exclusiva, não se trata somente de difundir o conhecimento. O livro também os difunde, não se trata,somente de preparar práticas ou profissionais, de oficios ou artes. A aprendizagem derreta os prepara, ou, em ultimo caso, escolas muito mais singelas do que as universidades. Trata-se de manter uma atmosfera do saber para se preparar o homem que o serve e o desenvolve. trata-se de conservar o saber o saber vivo e não morto, nos livros ou no empirismo das praticas não intelectualizados a experiencia humana, sempre renovada, para que a mesma se torne consciente e progressiva. Trata-se de difundir a cultura humana, mas de faze-la com inspiração, enriquecendo e vitalizando o saber do passado com a sedução, atração e o impacto do presente. "
(ANÍSIO TEIXEIRA, 2010)
Texto de Anísio Teixeira um escritor Baiano, uma das fontes do pensamento progressista na educação do Brasil. Um dos percursores da universidade federal do sul da Bahia, cujo finalidade e conhecimento tinha foco em uma educação de qualidade, com enfase na hegemonia e uma educação de todos e para todos.
Foto: ITA (Instituto Anísio Teixeira):
https://novaescola.org.br/conteudo
Neste contexto, foi dividida a sala em dois grupos, cuja a tarefa designada foi que cada grupo tinha que responder ao questionamento sobre o tema: Perspectiva da educação Superior no Brasil - Anísio Teixeira, onde a professora lançava as questões e os grupos tinham os minutos para dá a resposta, esses minutos era cronometrado pelas próprias equipes.
Uma dinâmica diferente de estudo, que permitiu a interação entres os discentes, de forma dialogar sobre a temática, onde a participação de todos foi desenvolvida.
Foto: ITA (Instituto Anísio Teixeira):
https://novaescola.org.br/conteudo
Neste contexto, foi dividida a sala em dois grupos, cuja a tarefa designada foi que cada grupo tinha que responder ao questionamento sobre o tema: Perspectiva da educação Superior no Brasil - Anísio Teixeira, onde a professora lançava as questões e os grupos tinham os minutos para dá a resposta, esses minutos era cronometrado pelas próprias equipes.
Uma dinâmica diferente de estudo, que permitiu a interação entres os discentes, de forma dialogar sobre a temática, onde a participação de todos foi desenvolvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário