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segunda-feira, 13 de agosto de 2018

"Tribunal da universidade: what’s up?”




Júri Simulado

        Foi proposto para turma a apresentação de um júri simulado, cujo objetivo foi  desenvolver a oralidade da turma e de certa forma ampliar a integração da mesma, em uma proposta que trouxe o contexto das principais escolas que fomentarão ao processo de formação das universidades e faculdade de um modo geral. 
        Neste contexto a minha escola foi a tida como Vocacional, como o próprio nome já distingue esta relacionada a vocação do individuo, no que o individuo deseja se profissionalizar . Esta instituição surge no século XVII com o fim da escola Escolástica, onde o regime de imposição e controle do clero e religioso passa a ter um novo rumo e o conhecimento deixa de ser apenas religioso e passa há uma extensão maior, o cientifico toma base e fortemente o pensamento iluminista traduz ao novo cenário vivente naquela época. O júri foi composto pela juíza, defesa, acusação,  e  os jurados.
        Em primeiro momento a acusação questionou sobre: por que a escola vocacional oriunda de uma reforma denominada Reforma Cabanis, tinha um discurso voltado para imposição de ensino, cujo sua hegemonia trazia consigo formar profissionais em grande massa para a mesma profissão? E em um segundo momento foi acusado sobre a questão de um ensino voltado ao contexto que nos encontramos hoje, de ensino de regime de ciclos, contudo essa questão não pode ser considerada, pois foge ao contexto, cujo tema central foi à escola vocacional e não a Universidade Federal do Sul da Bahia. 
             
 Assim a defesa se fez: 
  A formação vocacional veio para revolucionar o campo da educação passando por processo evolutivo que dá continuidade as escolas já existentes, mas com características e filosofias moldadas pelos seus percussores, René Descartes um grande ícone da cultura ocidental- " o discurso sobre o método". Marques de Pombal com a reforma das universidades de Portugal a qual foi criada escola regias leigas (sem controle religioso).
  A minha cliente a escola vocacional deixa a preocupação com as doutrinas, os dogmas e a fé crista vivenciada pela escola escolástica, e com a explosão do conhecimento cientifico no mundo. Vivenciado neste período do século XVI e meado do século XIX, constituindo na formação de ideias no mundo, uma época em que a instituição chamada universidade resistiu a ciência.

   A partir do século XVI ate o século XIX, tem-se a escola vocacional, cujo seu objetivo, é formar sujeitos para compor profissões graças a reforma Cabanis, sendo este chamado regime linear de formação, pois, tinha base nas faculdades e na hegemonia da profissão. Em que a pessoa não se forma na universidade e sim na faculdade.
     

        E como já dizia Immanuel Kant, a escola vocacional é como sua filosofia sobre o conhecimento, os quais as possibilidades que temos de conhecer, onde começa e onde termina a nossa capacidade de conhecimento e como podemos utilizar esse conhecimento.
Excelentíssima senhora juíza e senhores jurados, assim encerro minha defesa, mostrando que a minha cliente, a escola vocacional ela preza pelo conhecimento empregado de forma correta no direcionamento certo de uma formação profissional. Sendo esta uma modelagem de uma evolução para embasar a educação ate os dias atuais. 

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