Areia Ancestral
Durante o período de formação tanto no ensino fundamental
quanto no ensino médio o estudo da matemática baseava apenas no
método tradicional de ensino, onde se decorava as fórmulas para
então desenvolver as provas e assim conquistar as notas, e assim, foi todo o trajeto de estudo matemático. Contudo, o modelo inovador usado pela
UFSB no componente curricular matemática e Espaço trouxe para o
contexto de conhecimento não só fórmulas baseadas em contexto de
conceituação, o método inovador da UFSB no processo de ensino
matemático traz uma nova cultura de ensino cuja finalidade engloba
a interdisciplinaridade e nos leva as descobertas fantásticas de um
contexto histórico de um povo, de uma nação e ate do nosso dia a
dia, isto tornou possível devido o ensino da etnomatemática, que me
fez ver as coisas com outra percepção e visão de conceito não só
numérico, mas também como conceito estrutural artístico, passando a
observar mais as calçadas das ruas, o ambiente e ver que por traz de
toda uma paisagem e estrutura existe matemática e técnicas infinitas
de estudos matemáticos que faz uma composição transformadora de
conhecimento.
A partir do conhecimento alcançado através dessa jornada da UFSB, tenho a oportunidade de ampliar minha visão quanto aos conceitos matemáticos e de uma forma excepcional do aprendizado consigo desvincular do conceito de matemática como somente um processo de ensino voltado para as operações e propriedades matemáticas. Hoje posso ampliar meu conceito para o estudo da matemática como uma estrutura fundamental de todos os processos recorrente no mundo, não sendo só uma ciência, podendo ser uma cultura, uma arte capaz de trazer uma forma suave de estudar as fórmulas matemática e desenvolver nosso aprendizado e meio artístico, promovendo e articulando nosso pensamento para a construção de conhecimento através de inúmeras formas geométricas e por meio de culturas antes esquecida e hoje lembrada e valorizada matematicamente. Vale salientar que no texto de Rogério Ferreira, que traz consigo o conceito matemático dentro da temática geométrica na dimensão de uma tradição de um povo cheio de riquezas artísticas, culturais cheios de singularidades e significados ancestrais que enriqueci nosso conhecimento.
São desenhos originários da tradição africana. Pode-se dizer que é o contraste histórico da ferramenta responsável pela comunicação de uma tradição de um povo. Sendo que cada Lusona tem em seu singular significado uma particularização de cada historia em cada traço desenhado, simbolizando um determinado mito, conhecimento permitindo o desenvolvimento importante do papel instrutivo no ensino matemático ou ate mesmo de uma cultura.
A partir do conhecimento alcançado através dessa jornada da UFSB, tenho a oportunidade de ampliar minha visão quanto aos conceitos matemáticos e de uma forma excepcional do aprendizado consigo desvincular do conceito de matemática como somente um processo de ensino voltado para as operações e propriedades matemáticas. Hoje posso ampliar meu conceito para o estudo da matemática como uma estrutura fundamental de todos os processos recorrente no mundo, não sendo só uma ciência, podendo ser uma cultura, uma arte capaz de trazer uma forma suave de estudar as fórmulas matemática e desenvolver nosso aprendizado e meio artístico, promovendo e articulando nosso pensamento para a construção de conhecimento através de inúmeras formas geométricas e por meio de culturas antes esquecida e hoje lembrada e valorizada matematicamente. Vale salientar que no texto de Rogério Ferreira, que traz consigo o conceito matemático dentro da temática geométrica na dimensão de uma tradição de um povo cheio de riquezas artísticas, culturais cheios de singularidades e significados ancestrais que enriqueci nosso conhecimento.
São desenhos originários da tradição africana. Pode-se dizer que é o contraste histórico da ferramenta responsável pela comunicação de uma tradição de um povo. Sendo que cada Lusona tem em seu singular significado uma particularização de cada historia em cada traço desenhado, simbolizando um determinado mito, conhecimento permitindo o desenvolvimento importante do papel instrutivo no ensino matemático ou ate mesmo de uma cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário